Luís Vilar: A melhor contratação da Sporting TV

21-08-2014 10:16

Luís Vilar, actual comentador na Sporting TV é ex-atleta do SCP, investigador e docente universitário. 

Dá gosto ouvir. Finalmente alguém percebe do que fala, é a primeira sensação com que ficamos ao ouvi-lo na Sporting TV. O marasmo e a falta de conteúdo que grassa entre os actuais comentadores desportivos nos órgãos de comunicação social é gritante e chega a dar vergonha alheia em muitos casos com os disparates que se ouvem da boca de certos indivíduos. A Sporting TV percebeu isso e chamou às suas fileiras um jovem investigador universitário que muito dará que falar num futuro próximo. 

Luís Vilar foi atleta do SCP, seguiu os seus estudos e hoje é doutorado em Ciências do Desporto. Deu aulas como professor assistente na Faculdade de Motricidade Humana e na Universidade Lusófona. É formador certificado pela UEFA em cursos de treinadores de futebol e acaba de assumir o cargo de Coordenador Pedagógico na área das Ciências do Desporto na Universidade Europeia, Universidade esta que está a começar a dar cartas na área do desporto também, onde conta entre os seus parceiros com o Real Madrid, por exemplo.

No seu site pessoal (https://luisvilar.wix.com/scienceoffootball) podemos ficar a conhecer um pouco melhor o seu trabalho académico, com artigos verdadeiramente interessantes até para o adepto comum. É-nos dado a compreender as mais valias de uma eficiente análise à performance dos atletas, às dinâmicas inerentes às condições envolventes ao atleta no jogo, à forma como estas se relacionam com as características do próprio jogador e as suas reacções esperadas e constatadas face às diversas variáveis que se atrevessam no seu caminho. Podemos perceber um pouco melhor métodos de análise de jogo como é o caso da rede de relações interpessoais estabelecidas por um determinado jogador em campo, os passes que realiza, a frequência dos mesmos e para que colega e em que momentos do jogo os executa, etc. Fala-nos ainda em técnicas de treino para uma melhor aquisição de competências e melhores tomadas de decisão, performance física e compreensão tática, com o objectivo último de as transferir para o rectângulo de jogo assim que o árbitro apita para o seu início. 

É de facto uma lufada de ar fresco. 

A Sporting TV está de parabéns ao perceber que o que faz falta no panorama do comentário desportivo é a profissionalização do mesmo e que para isso tem que apostar em competência, como é o caso da aposta em Luís Vilar. Talvez possamos esperar análises semanais detalhadas às competências do jogador A ou B, além do jogo da semana ou ao trabalho do árbritro. Análises às jogadas tipo de adversários e identificação de formas de as contrariar, etc. O futebol sai a ganhar e o Sporting mostra uma vez mais do que é feito.

Assim dá gosto.

 

Comentários (sujeitos a moderação)

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário