BdC tem o que é preciso? (Parte I)

22-08-2014 10:16

Esta é uma crónica difícil de escrever. Por um lado está a visão emotiva de adepto que fica todo satisfeito sempre que ouve o leão rugir, mas por outro está a visão que se quer racional de quem se propõe a analisar a vida do seu clube (do coração). E convenhamos, não é fácil conciliar as duas, ainda que a segunda tente sempre encontrar justificação para as loucuras da primeira podendo assim legitimar uma ou outra posição momentânea carente de melhor reflexão.

Mas voltemos à pergunta: Terá Bruno de Carvalho o que é preciso?

Antes de tentar responder a mim próprio (sim, porque este projecto serve primeiramente para monologar sobre o SCP) tentemos primeiro definir melhor a parte do "o que é preciso". A meu ver, o que o SCP precisa é tudo fazer para cumprir os designios para que foi criado em 1906. E esses passam essencialmente por se tornar uma grande potência desportiva europeia. Tenho por certo que os fundadores do SCP tinham em mente atingir este objectivo apenas e somente através de um caminho sólido, estratégico, absolutamente e inequívocamente imbuído de um espírito inultrapassável de sentido de ética e rectidão. No fundo, ter a espinha dorsal bem direita. Uma grande parte está feita. O SCP é hoje, reconhecidamente, mesmo por rivais (daqueles de espinha dorsal direita, porque também os há), uma grande potência desportiva europeia. Mas pode e deve ser maior, pode e deve querer continuar a crescer, não por motivações mesquinhas de grandeza mas porque o resultado desta grandeza permite ao SCP continuar a poder oferecer aos seus atletas (nomeadamente os amadores) e a todos a quem toca, o espaço e as condições para estarem integrados de forma produtiva na sociedade, podendo pelo seu exemplo influenciar positiviamente quem os rodeia. 

Isto não é tarefa fácil e pode até ser considerada por muitos como vã ou fútil num momento tão conturbado da vida nacional, mas impõem-se a questão; num momento tão conturbado não será importante a sociedade recorrer a todos os meios disponiveis para reforçar valores éticos, reforçar sentido de pertença a algo maior, reforçar sentido de responsabilidade e "fazer o que está certo?"

Assim, terá o BdC o que é preciso?

 

Comentários (sujeito a moderação)

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário